Como já citamos anteriormente,
as novidades 2013 não param de aparecer - e impressionar! Dentre as muitas, vou
citar algumas:
Shimano:
Como seu irmão mecânico, o novo Dura-Ace DI2 possui 11 velocidades, nova
ergonomia nos controles, e uma série de inovações.
Assim como a linha Campagnolo EPS Record e Super Record, a Shimano também
adotou o Multiple Shifting, só que programável. O STI está com alavancas e
botões maiores, além da borracha com dupla densidade. O peso do grupo caiu
cerca de 170g em relação ao anterior, o que é um enorme avanço.
Além dos componentes tradicionais, a Shimano lançou novos Bar End Shifters
com posições diferentes de clipes, alé do novo ciclocomputador Flyght Deck, com
visor maior, múltiplas funções e visor Touch Screen...
Campagnolo
Como dito anteriormente, o grande lançamento é o novo Athena EPS. Herdando
as tecnologias dos Record e Super Record, o Athena EPS entra no mercado como
uma opção de custo mais baixo (concorrente direto do Ultegra DI2 - só que com
11 velocidades).
A grande diferença entre os outros familiares EPS, está nos materiais
empregados, onde carbono e titânio são substituídos por alumínio. O peso é
maior, mas conserva durabilidade e reduz o custo. Os componentes Athena EPS não
são compatíveis com os Record e Super Record EPS.
Falando ainda em Campagnolo, novas opções de cassetes, novas rodas Scirocco
35mm, e novos sistemas triplos Veloce, Centaur e Athena (isso mesmo, chegamos
nas 33 velocidades!), além dos recem lançados EPS para Triathlon e novos pedivelas Bullet e Bora. Da mesma casa, a Fulcrum lança as novas Racing Quattro,
que na verdade são irmãs praticamente gêmeas das Scirocco 35.
Sram
XX1 é a nova aposta para o Trail e All Mountain. 11 velocidades no cassete e
uma coroa (com desenho especial para a corrente não saltar). Com uma relação
inédita do cassete 10x42 dentes, a SRAM promete abalar o mercado. O sistema é
inteligente, não tem cruzamentos, só resta saber a real praticidade, já que é
preciso ter uma relação de coroa dianteira para cada situação. No que se refere
ao funcionamento, o deslocamento do câmbio agora é paralelo ao cassete, e o
cassete agora compartilha de um novo sistema de encaixe do núcleo. Pelo jeito
agora teremos diversos tipos de núcleos: Sram 11 velocidades, Shimano 8/9/10
velocidades, e Campagnolo 9/10/11 velocidades... Mundo confuso!
O sistema será compatível apenas com cubos SRAM ou DT Swiss e os trocadores
Trigger ou Grip Shift.
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