quarta-feira, 25 de julho de 2012

Novidades 2013 - Parte 2

Como já citamos anteriormente, as novidades 2013 não param de aparecer - e impressionar! Dentre as muitas, vou citar algumas:



Shimano:

Como seu irmão mecânico, o novo Dura-Ace DI2 possui 11 velocidades, nova ergonomia nos controles, e uma série de inovações.
Assim como a linha Campagnolo EPS Record e Super Record, a Shimano também adotou o Multiple Shifting, só que programável. O STI está com alavancas e botões maiores, além da borracha com dupla densidade. O peso do grupo caiu cerca de 170g em relação ao anterior, o que é um enorme avanço.



Além dos componentes tradicionais, a Shimano lançou novos Bar End Shifters com posições diferentes de clipes, alé do novo ciclocomputador Flyght Deck, com visor maior, múltiplas funções e visor Touch Screen...



Campagnolo


Como dito anteriormente, o grande lançamento é o novo Athena EPS. Herdando as tecnologias dos Record e Super Record, o Athena EPS entra no mercado como uma opção de custo mais baixo (concorrente direto do Ultegra DI2 - só que com 11 velocidades).



A grande diferença entre os outros familiares EPS, está nos materiais empregados, onde carbono e titânio são substituídos por alumínio. O peso é maior, mas conserva durabilidade e reduz o custo. Os componentes Athena EPS não são compatíveis com os Record e Super Record EPS.



Falando ainda em Campagnolo, novas opções de cassetes, novas rodas Scirocco 35mm, e novos sistemas triplos Veloce, Centaur e Athena (isso mesmo, chegamos nas 33 velocidades!), além dos recem lançados EPS para Triathlon e novos pedivelas Bullet e Bora. Da mesma casa, a Fulcrum lança as novas Racing Quattro, que na verdade são irmãs praticamente gêmeas das Scirocco 35.




Sram

XX1 é a nova aposta para o Trail e All Mountain. 11 velocidades no cassete e uma coroa (com desenho especial para a corrente não saltar). Com uma relação inédita do cassete 10x42 dentes, a SRAM promete abalar o mercado. O sistema é inteligente, não tem cruzamentos, só resta saber a real praticidade, já que é preciso ter uma relação de coroa dianteira para cada situação. No que se refere ao funcionamento, o deslocamento do câmbio agora é paralelo ao cassete, e o cassete agora compartilha de um novo sistema de encaixe do núcleo. Pelo jeito agora teremos diversos tipos de núcleos: Sram 11 velocidades, Shimano 8/9/10 velocidades, e Campagnolo 9/10/11 velocidades... Mundo confuso!



O sistema será compatível apenas com cubos SRAM ou DT Swiss e os trocadores Trigger ou Grip Shift.

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