sexta-feira, 4 de maio de 2012

Novidades 2013

Muitos diziam que o mundo ia acabar em 2012. Pelo jeito não vai acabar (pelo menos não agora), e tão logo as marcas ignoraram o fato e prepararam várias novidades para 2013. Alguns comentários sobre elas:

Shimano Dura Ace 11v
 Talvez um dos mais esperados! Agora além da Campagnolo , a Shimano também entra para o seleto grupo com seu novo Dura Ace. Ao contrário da Campagnolo que usa o mesmo núcleo de 10 velocidades, a Shimano aumentou o tamanho do núcleo (e do comprimento do eixo do cubo - conhecido como OLD). Isso talvez para barrar a concorrente SRAM, que tem devorado grande parte do mercado da gigante nipônica. Agora o pedivela segue com um acabamento semelhante ao XTR, porém, agora ao invés de 5, 4 braços, como nos de MTB. Mudanças feitas também nos demais componentes, como freios, câmbios e STI prometem grandes melhorias de performance. Segundo rumores, será lançada também a versão eletrônica DI2 com 11 velocidades, brigando com os Campagnolo Record e Super Record EPS.
Campagnolo
 No inicio deste ano, a Campagnolo lançou sua linha eletrônica chamada EPS (Eletronic Power Shift), que continha os grupos Super Record e Record. Pois bem, agora rumores apontam que a mesma tecnologia eletrônica agora será apresentada na linha Athena. A briga vai ser boa, pois além das 11 velocidades, o grupo terá um preço mais acessível que seus irmãos, brigando de frente com o Ultegra DI2...
Fox
Falando em eletrônico, a Fox estuda protótipos de suspensões com dispositivos eletrônicos. Não há dúvidas que o já conhecido empenho da Fox trará em breve boas novidades do seu sistema...Veja mais informações no site Bike Rumor
Novo Shimano Saint e Zee
  Para os amantes do DH, a Shimano revitaliza o consagrado Saint, além do lançamento de um novo grupo: Zee. Na verdade, o Zee nada mais é do que uma reedição do antigo Hone, que tem uma proposta de oferecer um grupo robusto para os amantes do MTB extremo, mas com um custo mais acessível que o top Saint. Veja as fotos do site Bike Rumor:
Sram
  Após a apresentação do novo Sram Red (que bate recordes de peso pena, mas não tem 11 velocidades e nem eletrônico), a nova carta da Sram foi a reedição do seu lendário produto: o Grip Shift. O Grip Shift foi o primeiro produto do que se chama hoje em dia de SRAM. Inicialmente usado por triatletas, o Grip logo se apresentou como uma alternativa aos blindados por patentes Rapid Fire da Shimano. Hoje, após décadas, o Grip Shift ainda possui seus seguidores, principalmente por ter mecanismo simples, ser leve e ter uma troca rápida de marchas. A Sram redesenhou por completo e apresentou um produto mais eficiente que os anteriores. Para quem não se acostumava com o jeito "acelerador de moto", pode ser uma oportunidade de conhecer algo novo, e quem sabe até mudar seus conceitos...
Discos para Road Bike?
  Uma Road Bike fazendo Paris-Roubaix de suspensão foi algo que gerou muitos comentários. Mas freios a disco, até algum tempo atrás poderia ser considerado uma heresia. Porém, com a chegada de discos mais leves e a possibilidade de adaptação dos botões do DI2 nos controles hidráulicos, essa realidade parece que veio para ficar, principalmente após a chegada da Colnago C59 Disc:
Protótipos e opções não param de chegar, e os fabricantes parecem estar criativamente potencializados com a nova mania! Em breve mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas