Alguns comentam que Lance foi culpado. Outros que foi vítima. Mas na verdade, acredito que ele é sim vítima, mas não da acusação de dopping. Sim, porque se ele se dopou ou não, isso ninguém saberá. Até mesmo seus oponentes, quem prova que ninguém usou recursos químicos?
Vejo que essa história está mais para algo político do que ético. Acusação sem provas, baseado apenas em depoimentos e opiniões parecem mais querer derrubar alguém muito bem sucedido nos negócios esportivos, e que já passou por mais de 500 testes antidoping. Lance, mesmo depois de aposentado, é o atleta que mais retorno dá aos seus patrocinadores. Lance salvou a Trek, inseriu a Nike no mundo da bike, colocou a Shimano no pódio por 7 anos, edificou a Sram no ciclismo, alavancou vendas de óculos amarelos a Oakley, etc. Lance venceu o câncer, derrubou paradigmas, mostrou ter um organismo como poucos no mundo, mostrou ser um artista no marketing esportivo, e sem ser assim tão carismático. Ganhou no ciclismo, no triathlon, mostrou ter ótimo desempenho em maratonas, e até no MTB deixou sua marca.
Um fenômeno. Muito mais do que jogadores de futebol que se auto intitulam como heróis, mas não passam de gordos sedentários que, esses sim, vivem sob substâncias não corretas.
É, talvez seja isso. A força política que tem o futebol, por exemplo, não deixa que escândalos apareçam. Não é o que acontece com atletismo, ciclismo e outros.
Pois bem, mas se a intenção era derrubar Lance, o tiro foi pela culatra, pois seus patrocinadores continuam apoiando, seus admiradores permanecem o respeitando, e o resultado é que nada se abalou. Bom trabalho, Lance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário